quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Diferenças entre Lagomorfos(coelhos...) e Roedores(ratos...)

Os roedores e lagomorfos apresentam muitas características semelhantes, a ponto de, até pouco tempo, serem englobados numa mesma ordem. No entanto, certos detalhes de sua dentição fizeram com que fossem separados em duas ordens. Os lagomorfos incluem coelhos e lebres, e os roedores constituem um grupo muito diversificado que alcançou elevado grau de evolução, com espécies como o rato comum, o hamster, os esquilos, o gerbo, a chinchila, a cobaia e a capivara. Esta última, sul-americana, é o maior dos roedores.

Entre as principais características dos roedores, sobressaem:

(1) a presença de um par de incisivos superiores e um par inferior, de crescimento contínuo, recobertos de esmalte branco, amarelo ou vermelho, apenas na face externa, de maneira que o desgaste constante mantém um bordo cortante em bisel;

(2) ausência de caninos e os molares reduzidos a um máximo de cinco na maxila e quatro na mandíbula, de cada lado;

(3) e a modificação da fossa glenóide, onde se articula a mandíbula, de maneira a permitir seu movimento livre para a frente, para trás e para os lados. Os incisivos são utilizados pelos animais para roer as matérias vegetais, de cascas de árvores a sementes, das quais a maioria deles se alimenta.

A disposição das cristas de esmalte e das ilhas de cimento na coroa dos molares é típica de cada espécie, o que permite aos especialistas reconhecê-la com segurança. É a dentição que basicamente diferencia os roedores dos animais de outra ordem com características semelhantes, a dos lagomorfos, formada por coelhos, lebres e tapitis, que já estiveram incluídos na ordem dos roedores por terem incisivos semelhantes e por também não disporem de caninos. Os lagomorfos apresentam um segundo par de incisivos reduzidos por trás dos incisivos superiores anteriores


Lagomorfos: a ordem dos lagomorfos é parecida com a dos roedores; as diferenças são que estes têm quatro dentes incisivos no maxilar superior e dois na mandíbula. O escroto do macho está em frente do penis e este não tem ossos como nos roedores. Exemplo:Os coelhos e lebres.

Roedores: estes mamíferos apresentam 2 pares de dentes incisivos que crescem continuamente. Para que isso não dificulte sua sobrevivência, estes animais roem com grande freqüência para poderem desgastá-los. Não apresentam dentes caninos. Exemplo: A capivara, castor, rato, esquilo, etc.

Fontes para maiores informações:

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ratos: são silvestres , exóticos ou domésticos ?

Resposta tendo como fonte de referência o IBAMA

1) Qual a diferença entre animais silvestres, animais exóticos e animais domésticos?

I - Animais Silvestres: são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas juridicionais.Exemplos:, mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da-terra, tico-tico, galo-da-campina, teiú, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros. O acesso, uso e comércio de animais silvestres é controlado pelo IBAMA.

II - Animais exóticos: são aqueles cuja a distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas juridicionais e que tenham entrado expontaneamente em Território Brasileiro.Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, esquilo-da-mongólia, tartatuga-japonesa, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre-d'água, cacatua, arara-da-patagônia, escorpião-do-Nilo, entre outros.

III - Animais domésticos: são aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.

Exemplos: rattus ratus (rato) , rattus norvegicus (ratazana) , gato , cachorro, cavalo, vaca, búfalo, porco, galinha, pato, marreco, peru, avestruz, codorna-chinesa, perdiz-chucar, canário-belga, periquito-australiano, abelha-européia, escargot, manon, mandarim, entre outros.

O controle de animais domésticos é feito pelas Secretarias e Delegacias vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Gerências de Zoonoses, vinculadas ao Ministério da Saúde ou às Secretarias Estaduais de Saúde. Casos de animais domésticos que estejam causando problemas à saúde pública ou à agricultura devem ser comunicados a esses órgãos. O IBAMA poderá controlar animais domésticos em casos em que seja verificada possibilidade de causarem danos à fauna silvestre e aos ecossistemas, quando em vida livre.

"Os animais domésticos são aqueles que não precisam de registro junto ao Ibama"

LISTAGEM DE FAUNA CONSIDERADA DOMÉSTICA PARA FINS DE OPERACIONALIZAÇÃO DO IBAMA

NOME COMUM NOME CIENTÍFICO OBSERVAÇÃO

Abelhas Apis mellifera todas as raças/variedades, objeto da apicultura
Alpaca Lama pacos
Bicho-da-seda Bombyx sp todas as raças/variedades objeto da sericicultura
Búfalo Bubalus bubalis
Cabra Capra hircus
Cachorro Canis familiaris e suas diferentes raças selecionadas
Calopsita Nymphicus hollandicus e sua mutações
Camelo Camelus bactrianus
Camundongo Mus musculus
Canário-do-reino ou canário-belga Serinus canarius e suas mutações
Cavalo Equus caballus e suas diferentes raças selecionadas
Chinchila Chinchilla lanígera somente se reproduzidas em cativeiro
Cisne-negro Cygnus atratus
Cobaia ou porquinho-da-India Cavia porcellus
Codorna-chinesa Coturnix coturnix
Coelho Oryctolagus cuniculus e suas diferentes raças selecionadas
Diamante-de-gould Chloebia gouldiae e suas mutações
Diamante-mandarim Taeniopygia guttata e suas mutações
Dromedário Camelus dromedarius
Escargot Helix spFaisão-de-coleira Phasianus colchicus
Gado bovino Bos taurus e suas diferentes raças selecionadas
Gado zebuíno Bos indicus e suas diferentes raças selecionadas
Galinha Galus domesticus e suas mutações
Galinha-d'angola Numida meleagris reproduzidas em cativeiro
Ganso Anser sp. exceto os do ANEXO II CITES
Ganso-canadense Branta canadensis exceto B. canadensis leucopareira ANEXO I CITES
Ganso-do-nilo Alopochen aegypticus
Gato Felis catus e suas diferentes raças selecionadas
Hamster Cricetus cricetus proibida a importação a partir da data da publicação desta Portaria
Jumento Equus asinus
Lhama Lama glamaManon Lonchura striata e suas mutações
Marreco Anas sp exceto os do ANEXO II CITES
Minhoca todas as espécies/raças e variedades exóticas objeto da minhocultura
Ovelha Ovis áries e suas diferentes raças selecionadas
Pato-carolina Aix sponsa Pato-mandarim Aix galericulata
Pavão Pavo cristatus e suas diferentes raças selecionadas
Perdiz-chucar Alectoris chukar
Periquito-australiano Melopsittacus undulatus e suas diferentes raças selecionadas
Peru Meleagris gallopavo e suas diferentes raças selecionadas
Phaeton Neochmia phaeton
Pomba-diamante Geopelia cuneta
Pombo-doméstico Columba lívia e suas diferentes raças selecionadas
Porco Sus scrofa e suas diferentes raças - exceto o javali-europeu, Sus scrofa scrofa. Isento de licença do IBAMA para omercialização de produtos e subprodutos no mercado interno
Ratazana Rattus norvegicus
Rato Rattus rattus
Tadorna Tadorna sp.

fonte: site do Ibama http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_93_98.pdf


Créditos à PINK e à comunidade Amor Verdadeiro Aos Ratos
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=53045462&tid=5233683813639682979&start=1

domingo, 10 de agosto de 2008

'Rato-Elefante' na Africa

Dificilmente um mamífero fica mais esquisito do que isso: corpo de roedor, tromba de elefante. A definição se aplica aos sengis, ou musaranhos-elefantes, estranhos habitantes da África que acabam de ganhar uma nova espécie em seu grupo. O bichinho, batizado de Rhynchocyon udzungwensis, foi apresentado ao mundo por cientistas americanos e italianos.
A descrição da criatura, coordenada por Galen Rathbun, da Academia de Ciências da Califórnia, e Francesco Rovero, do Museu de Ciências Naturais de Trento (Itália), está na revista especializada “Journal of Zoology”. Digamos que, entre nanicos, o bicho é um gigante: os adultos chegam a ter 750 gramas, enquanto a maior das 15 espécies conhecidas de sengis não passa dos 500 gramas.
“Ainda não sabemos por que ele é tão grande perto de seus parentes. Infelizmente, quando uma espécie é nova, sempre há mais perguntas do que respostas”, afirmou Rathbun.
O animal foi encontrado nas florestas úmidas das montanhas de Udzungwa, na Tanzânia (África Oriental). É uma das regiões africanas mais ricas em espécies endêmicas — ou seja, que só ocorrem ali e em nenhum outro lugar do mundo. Tudo indica que as florestas ficaram isoladas em fragmentos no alto das montanhas ao longo de milhões de anos, o que favoreceu o surgimento dessas espécies únicas.
Capturar e descrever o bichinho, cujo nome popular deverá ser sengi-de-cara-cinzenta, não foi moleza. Os pesquisadores tentaram usar redes e armadilhas especiais para pegar exemplares da espécie, mas os bichos eram tão grandes em comparação com seus primos que acabavam escapando. Depois de algumas adaptações nas técnicas de captura, Rathbun e Rovero tiveram êxito.
Bichinho estranho né!!!

Ratos ''Silvestres''

Família Cricetidae

Os cricetideos são roedores presentes em quase todas as partes do planeta, ocupando uma grande diversidade de habitats terrestres. Externamente, são muito semelhantes aos ratos do grupo dos murídeos. Os membros dessa família podem ser gragários, viver em casais ou ainda solitários. Os costumes nômades de algumas espécies podem ter, como explicação, a alta capacidade reprodutiva, quanfo existe alimentação farta e disponibilidade de espaço físico. Assim, as comunidades aumentam em número de indivíduos, até que o espaço vital torna-se escasso e eles são obrigados a procurar outros locais, mais favoráveis. Alguns cricetídeos podem procriar durante todo o ano, nas regiões quentes do mundo, às vezes causando um aumentode população tal, que ocasiona uma mortandade ou a saída de indivíduos da comunidade. São mamíferos capazes de transmitir vários tipos de doenças contagiosas ao homem. No estado do Rio Grande do Sul existem registros de ocorrencia de cerca de 20 espécies de cricetideos. Eis a seguir algumas delas.

Rato-de-Chão(Akodon Azarae)
É um rato de cor geral cinza, pontilhado de amarelo por cima do corpo e branco por baixo. A cabeça é grande e possui orelhas proeminentes e arredondadas. A cauda é curta e fina. Pode ser encontrado em vários tipos de ambientes com vegetação baixa, onde as gramíneas perfazem a maioria das plantas que cobrem o solo. É frequente encontrá-lo também as margens de lavouras de arroz, onde convivem com outras espécies de roedores. Em estômagos de animais coletados foram encontrados, na maior parte, restos de insetos de diferentes ordens, minhocas e em pequenas porcentagens, material de origem vegetal.


Rato-de-Junco(Holochilus brasiliensis)
É um roedor maior que o rato-comum-das-casas, de cor geral avermelhadas na região superior e cinza ventralmente. O pelame é formado por unidades longas e macias e recobrem todo o animal. A cabeça é pequena em relação ao corpo, as orelhas são curtas e arredondadas, dentes incisivos fortes e amarelados. O focinho é curto e obtuso. A cauda é longa e apresenta pêlos. Os pés, grandes, possuem pequena membrana interdigital. Possuem vida semi-aquática, sendo comumente encontrados nos banhados naturais cm juncos ou em habitats úmidos alterados. São ativos à noite, quando é possível observá-los com auxílio de uma lanterna, comendo sobre a vegetação flutuante. Constroem ninhos de capins, em hastes de junco ou outros vegetais, a cerca de 50 cm da superfície da água. Alimentam-se de partes de vegetais aquáticos, sementes silvestres e cultivadas. Também comem animais invertebrados, mas em pequena porcentagem. A fêmea pode ter até seis filhotes por cria. Nas lavouras de aroz, em certas localidades do estado, esta especie tem sido observada, junto com outros roedores, vivendo no arrozal.
Rato-d´água (Nectomys squamipes)
A coloração geral é marron escura, sendo inferiormente mais clara. A cauda escamosa é mais longa do que o comprimento formado pelo corpo e cabeça. A pelagem é bem espessa e macia. Os membros anteriores são mais curtos do que os posteriores que apresentam nos pés de uma membrana interdigital. O rato-d´água, como o nome indica, é encontrado normalmente em matas ou capoeiras sempre próximos a água, como córregos, arroios e banheiros, onde nada com bastante agilidade. Constrói ninhos no chão, junto a lugares com vegetação densa.
Camundongo-do-mato(Oligoryzomys flavescens)
O camundongo-do-mato tem cor marron-amarelada nas partes superiores do corpo sendo inferiormente amarelo claro. A cauda é longa, mais comprida do que o corpo e a cabeçajuntos, constituindo um caráter importante. Vive em capinzais, geralmente nas proximidades de banhados, lagos, rios ou outros lugares próximos a água. Alimenta-se em maior parte de vegetais verdes, provavelmente de talos de capins. Pode ser encontrado com frequencia nas lavouras de arroz, onde parece tirar proveito das condições ambientais artificiais criadas nesse tipo de cultura. Em restevas de arroz e milho, tem sido observado embaixo de restos de palhas, troncos ou rochas. Pode trepar em arbustos, com facilidade; no chão, quando está fugindo, corre aos saltos. Estudos de bolos regurgitacionias da coruja-das-igrejas (Tyto alba) revelam que ela preda este camundongo com frequencia.
Ratinho-do-mato(Oligoryzomys nigripes)
Trata-se de um pequeno roedor, de tamanho aproximado ao do camundongo comum. A cor geral na região dorsal de marrom acinzentada à ferrugem nos lados do corpo. É cinza esbranquiçado ventralmente. A cauda é longa e fina e as orelhas arredondadas dão-lhe um aspecto simpatico. As espécies de ratos do gênero Oryzomys são comuns nas capoeiras e bordas de mata, próximos à água principalmente porque neste tipo de habitat encontram alimento disponível em abundância. Vivem no chão, onde constroem ninhos de folhas secas e capins, sempre em lugares com vegetação fechada.
Rato-do-banhado(Scapteromys tumidus)
É um rato de margem de banhados, de coloração geral acinzentada nas partes superiores do corpo e branca inferiormente, mais amarelada nos lados do que no dorso. As orelhas são cobertas com pelos curtos e densos. A cauda é longa. Vive em banhados onde predominam caraguatás e capins alto. Anda no chão, normalmente em lugares encharcados, podendo ser considerado como de vida semi-aquática. No mesmo local onde mora, podem ser encontrados o rato-de-chão e a preá. segue trilhas de preás, vegetação mais fechada. Na procura de alimento escava o chão, mas parece não construir tocas. Alimenta-se principalmente de insetos. No exame de conteúdos estomacais foram encontrados principalmente cascudos (coleópteros) e outros insetos como formigas, grilos, gafanhotos, borboletas, moscas e cupins. Com menor frequencia também foram encontrados minhocas, sanguessuga e vegetais. Parece ser de atividade crepuscular, mas quando concentrado em grandes comunidades também é ativo à noite e durante o dia. Supõe-se que, neste caso, as necessidades alimentícias os obrigam a ter um maior período de atividades. A fêmea tem quatro pares de mamas, e é dito que pare de três a cinco filhotes, oque é pouco em relação ao número de tetas. Pouco é conhecido sobre a distribuição geográfica deste rato no estado (RS), mas presume-se que ocorre principalmente na parte sul.



http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/ratos.html

sábado, 9 de agosto de 2008

MODELOS DE GAIOLAS (clique nas fotos para ampliá-las)

GAIOLAS DA MARIANA (http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=14894584882792532032) UMA ADAPTADA EM CIMA DE UM AQUARIO.

MACHO X FÊMEA - como diferenciar?






Um diagrama de recém-nascidos
do sexo masculino e feminino.













Babês ratinhos com o sexo feminino,

à esquerda, e os machos à direita.

Observe o branco na barriga do sexo feminino,

este é o estômago com leite na mesma.











6 dias de vida. A fêmea,
à esquerda, o macho à direita.










16 dias de vida.
O macho do lado esquerdo,
a fêmea do lado direito.
As tetinhas ja aparecem na fêmea
nessa idade.













16 dias de vida.
O macho do lado esquerdo,
a fêmea do lado direito.






Rato adulto do sexo feminino. Rato adulto do sexo masculino.

Fêmea e Macho.





http://www.afrma.org/sexing101.htm

http://www.altpet.net/rodents/rats/rf02.html

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dentes dos Ratos. Crescimento contínuo.


A característica principal do grupo dos roedores é exatamente o crescimento contínuo dos dentes, desgastados na medida em que o animal os utiliza.

Os ratos comuns possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos, essenciais para sua sobrevivência.

Não possuem caninos, mas têm molares que ajudam na trituração do alimento.

Não só o rato, mas o camundongo, a capivara, o esquilo, a marmota e outros roedores possuem dentes reforçados por esmalte e dentina, um tecido diferenciado e resistente que garante o crescimento do osso.

Essa propriedade dos ratos é uma qualidade adaptativa, adquirida durante o processo evolutivo. Ela pode ser usada para diferentes funções, como cortar, fatiar, cavar, raspar, ferir, alavancar objetos ou como um delicado par de pinças.

E não são só os dentes dos ratos que não param de crescer.

Segundo a bióloga Louise Emmons, do Instituto Smithsonian, por causa da capacidade de sobrevivência e a facilidade de reprodução, mais da metade das espécies de mamíferos são roedores e há ainda muitas a serem descobertas.

Portanto, lembre-se de sempre dar algum alimento ou 'brinquedo' duro para q ele possa roer e desgastar os incisivos.Exemplos:Ração - labinaSementesMacarrao CruVaretas de madeira para roer (menos madeira de pinus, contem gases toxicos aos roedores).

* Dentes dos roedores crescem aproximadamente 3 mm por semana.

Doenças mais comuns em Ratos.

ABSCESSO (bolsa de pus estourada)



Feridas devido as coceiras constantes (parasitas - piolhos)



Alguns links relacionados as doenças, tratamento, principais sintomais e muito mais.

Cataratas:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Feyes%2Fcataracts.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Conjuntivite:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Feyes%2Fconjunctivitis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Glaucoma:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Feyes%2Fglaucoma.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Uveíte:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Feyes%2Fuveitis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Abrasão da Córnea: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Feyes%2Fcorneal_abrasion.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Otite Externa:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fauricle_ear%2Fotitis_externa.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Otite média, otite Interna / labirintite: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fauricle_ear%2Fotitis_media_otitis_interna_labyrinthitis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Mycoplasma / Mycoplasmosis:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fbacteria%2Fmycoplasma_mycoplasmosis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Cardiomiopatia:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fcardiovascular%2Fcardiomyopathy.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Insuficiência cardíaca congestiva: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fcardiovascular%2Fcongestive_heart_failure.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Endo-parasitas:http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fdigestive%2Fendoparasites.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Má Oclusão: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fdigestive%2Fmalocclusion.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Megacólon http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fdigestive%2Fmegacolon.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Abscesso: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fabscess.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Cistos: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fcysts.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Alergias Alimentares: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Ffood_allergies.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Pioderma (infecçao formando pus na pele): http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fpyoderma.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Ringtail - lesão ou anulares constrição da cauda resultante da falta de hidratação da pele da cauda. http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fringtail.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Alopecia por Infecção / Doença - queda de pêlos: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Falopecia_by_infection_disease.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Dermatite: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fdermatitis_eczema.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Dermatofitose: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fdermatophytosis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Ecto-parasitas: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fectoparasites.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Ulcerative Pododermatitis Ulcerativa Pododermatitis - infecção do tecido conjuntivo e de superfície plantar do pé / pés. http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fintegumentary_skin%2Fulcerative_pododermatitis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Tumor Mamario: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fneoplasia%2Fmammary_tumor.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Sarcoma - tumor maligno (câncer) do osso, cartilagem, gordura, músculo, tendões, tecido fibroso, nervos, vasos sanguíneos, ou de outro tecido conectivo e de suporte. http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fneoplasia%2Fsarcoma.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Tumores Testiculares: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fneoplasia%2Ftesticular_tumors.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Contusões: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fmusculoskeletal%2Fcontusions_strains_and_sprains.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Osteoartrose degenerativas: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fmusculoskeletal%2Fdegenerative_osteoarthritis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Fraturas: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Fmusculoskeletal%2Ffractures.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Mastite: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Freproductive%2Fmastitis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Piometra - utero com pus: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Freproductive%2Fpyometra.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Hematúria - sangue na urina: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Furinary_renal%2Fhematuria.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Trato Urinario - inflamação da bexiga (cistite), ou uretra (uretrite): http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Furinary_renal%2Furinary_tract_infections_lower.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Urolitíase - formação de cálculos, ou a condição associada com cálculos urinários: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Furinary_renal%2Furolithiasis.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Queimaduras: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Ftrauma%2Fburns.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools
Lesões - exemplo: perda da cauda - trauma: http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fratguide.com%2Fhealth%2Ftrauma%2Fdegloving_injury.php&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_tools

PARASITAS
Alguns links interessantes sobre os parasitas (piolho, pulga, sarna, ácaro) mais comuns em roedores e coelhos.http://www.radil.missouri.edu/info/para/Ectoparasites/http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.rmca.org/Articles/bugs.htm&prev=/search%3Fq%3Dfancy%2Brats%26hl%3Dpt-BR&usg=ALkJrhjryxjjU0c_tDbNziyQ54pxFCq_3whttp://www.editoraroca.com.br/Capas/Conteudo417.pdfhttp://ratguide.com/health/integumentary_skin/ectoparasites.php(tratamento, dicas, precauçao)

Cromodacriorréia
Esclarecendo a condição conhecida como CROMODACRIORRÉIA.Os ratos às vezes produzem quantidades profusas de porfirina nas secreções da glândula de Harder. As lágrimas carregadas de porfirina podem "transbordar" dos olhos (epífora) e secar sobre a superfície das palpebras , formando uma crosta vermelha escura , que ocasiona uma condição chamada cromodacriorréia.Uma pigmentação vermelha / marrom pode envolver toda a pelagem periorbital e a pelagem das patas , já que os ratos regularmente limpam os olhos com as patas dianteiras.Deficiências nutricionais , estresse fisiológico , micoplasmose e sialodacrioadenite são importantes causas de cromodacriorréia.Assim , uma mancha periocular vermelha em um grupo de animais de laboratótio ou , menos comumente , em ratos de estimação , deve ser sinal de alerta para a existência de uma doença sistêmica grave. A porfirina seca brilha na cor rosa na luz ultravioleta.

Pneumonia Pneumocística
O que causa a pneumonia pneumocística? O organismo, 'pneumocisto', é um fungo que geralmente vive nos pulmões e tratos respiratórios de pessoas e muitos animais, incluindo ferrets, ratos, camundongos e macacos. Pode causar a doença se a pessoa ou o animal tiverem um sistema imunológico enfraquecido ou suprimido. O tipo de organismos do pneumocisto em mamíferos diferentes é completamente diferente e parece ser específico da espécie; isto é, os organismos do pneumocisto de um rato não irão infectar um camundongo, mas a um outro rato. Como é diagnosticada a pneumonia pneumocística? Nos animais, o diagnóstico é geralmente feito através de exame de amostras das secreções da traquéia e dos brônquios, examinados sob o microscópio.
http://www.geocities.com/bunny_ferret/artigos_21.html
Créditos a Pink.

Apresentação de novos Ratos!

A vontade dos ratos para aceitar um novo amigo depende da personalidade e idade. Vai levar tempo - às vezes até várias semanas - a introdução de um novo candidato para ratos adultos, mas pode ser feito. Com tempo e paciência, os ratos irao aceitar um amigo. O processo tem várias etapas e os prazos necessários para cada um pode variar. O sorteio será mais fácil se for dois ratos jovens, ao mesmo tempo o mais difícil é introdução entre dois machos adultos. Cada um deve ter a sua gaiola.
1. colocar as gaiolas perto, para os ratos poderem ver uns aos outros e sentir o cheiro, por algumas horas.

2. mudar os ratos de gaiola.

3. implantação do rato em território neutro, gaoila onde os ratos naum se reproduzem.

4. Junte-os.
5. Assistir-los com cuidado, porque é neste ponto que algumas brigas podem acontecer. Cuide deles por algumas horas, pode ser que eles fiquem em pé, façam barulhinhos, e saiam correndo um atras do outro..... portanto, deve separa-los novamente.

6. O dominante residente irá provavelmente farejar o iniciante e, em seguida, atacá-lo.

Normalmente, naum ha muitas brigas entre twisters.... mas eh bom evitar.... se passadas algumas horas e os twister naum brigarem, isso eh um bom sinal!

Eles têm o habito de coçar um ao outro, lamber e dormir um em cima do outro.

Como sao coloniais, eh melhor ter mais de um twister.

Colocá-los juntos em algum lugar que não pode esconder de você, mas onde eles têm espaço para correr de distância uns dos outros se sentirem ameaçados. Uma cama com uma montanha de cobertor no meio proporciona-lhes simultaneamente um lugar para se esconder e brincar juntos e é suficiente uma pequena área onde você pode chegar a eles se fpr preciso separa-los rapidamente.Se os dois ratos ignorar completamente uns aos outros, eles precisam de mais tempo nesta fase.

Mas lembre-se de nunca juntar roedores de raças diferentes num mesmo espaço (exemplo: mecol com topolino). Crie colônias com roedores da mesma família.

Brinquedinhos fáceis de fazer!!!


Os ratos, por natureza, são animais curiosos e brincalhões. Muitas vezes, quando confinados a uma gaiola, por maior que seja, podem ficar entediados. Então, aqui vão sugestões de brinquedos, fáceis e baratos de se construir... Seria legal dividirmos idéias, então, postem dando dicas de outros brinquedos.











* rolos de papel higiênico - aquele rolo de papelão que vem no interior do rolo de papel higiênico ou de papel toalha (que é ainda mais grosso)

* "caixa surpresa" - em uma caixinha pequena (como as de clips), com um lápis, se faz um furo em um dos lados. Com um pedaço de barbante, damos um nó em uma das extremidade. Passamos o barbante pelo buraco da caixa (deixando o nó do lado de dentro dela). Abrimos a caixa e colocamos guloseimas, como sementes, castanhas e uvas passas. Amarramos a extremidade livre o barbante em algum lugar alto da gaiola - pode ser no teto - de tal forma a dificultar o acesso até ela. Pronto! Assim que ele sentir o cheiro das guloseimas, vai ficar entretido por um bom tempo roendo tentando abrir...

* rolos de supermercado - sabe aqueles rolos de saco plástico que tem no supermercado, na seção de legumes e frutas? Então, peça ao supermercado que lhe dê os que já foram usados e não tem mais sacolinhas. Como é muito grosso, é ótimo para desgastarem os dentes. Dependendo do diâmetro do rolo que você conseguir (se for grande e couber um rato dentro), você pode colocar inclinado, conectando andares diferentes da gaiola, eles adoram usar isso ao invés da escada tradicional.


* pescando bananas - esse eu vi em um site: você pica algumas rodelas de banana ou pega algumas ervilhas e coloca em uma pequena bacia/tapoer. Eles se divertem "pescando" os itens. (Esse é bom fazer em um dia que esteja calor).

* tocas - retire a tampa de uma caixa de papelão (o tamanho da caixa vai depender do tamanho da gaiola). Recorte alguns quadrados nas suas laterais, (grandes suficientes para que o rato consiga passar). Coloque de cabeça para baixo (com a abertura virada para baixo) dentro da gaiola.

* balão de papel machê - esse também vi em um site, dá um pouco mais de trabalho, mas é bem legal: Encha um balão/bexiga de aniversário. Rasgue tiras de papel toalha ou papel higiênico e molhe. Coloque essas tiras molhadas em cima do balão, de modo a cobrir o balão todo, mas deixando uma pequena entrada. Coloque camadas suficientes para que fique grosso e dê sustentação. Deixe secar e fure o balão. Retire todo o plástico do balão, deixando apenas a estrutura de papel e pendure com a abertura para cima.

* caixa de lenços de papel - simples: quando sua caixa de lenço de papel estiver vazia, ao invés de jogar fora, coloque na gaiola.

* cavando na grama - coloque em uma vasilha, um pouco de terra com grama. Eles vão se sujar um bocado, mas vão adorar cavar!

* escondendo a comida - na natureza, eles passam boa parte do tempo procurando alimento. Em casa, como a comida está sempre no mesmo lugar e sempre disponível, eles acabam não forrageando. Uma solução simples é esconder a comida algumas vezes. Coloque alguns itens alimentares não habituais (como guloseimas ou verduras - para poder ser mais freqüente) enterrados na forração, escondidos atrás de algum objeto, no teto da casinha, etc. (Só não pode ser comida úmida).


* tubos de PVC - é fácil de encontrar para vender... tem em qualquer casa de material para construção, é só procurar um com diâmetro suficiente para o rato passar. Você pode comprar também aqueles conectores e emendar os tubos de diversas formas. Para melhor ventilação, faça alguns furos com uma furadeira.

* "Picolé"de frutas - esse é para o verão: corte as frutas, separe em pequenas porções e congele.






































Creditos a Mariana Nagy.