terça-feira, 11 de maio de 2010

CURIOSIDADE

Conheça o Rato Toupeira Pelado

http://video.br.msn.com/watch/video/conheca-o-rato-toupeira-pelado/xb45zgq1

quinta-feira, 6 de maio de 2010



Classificação científica:
Reino Animal> Filo Chordata> Classe dos Mamíferos> Ordem Rodentia> Família dos Murídeos> Subfamília dos Roedores> Género Rattus> Espécie R. Norvegicus



Características

A ratazana doméstica tem o pêlo macio e em várias cores. O seu odor natural praticamente não se sente, e lava-se sozinha diariamente, como um gato. Se a gaiola tem mau cheiro, isso só significa que alguém se esqueceu de a limpar!… Enquanto animal crepuscular, é bastante activa durante a manhã e início da noite, mas habitua-se a estar acordada a outras horas, se for para receber atenção. A esperança média de vida de um Fancy Rat situa-se entre os 2 e 3 anos, 4 a 5 se for bem cuidado e tiver uma dieta equilibrada. O Fancy Rat mais velho de sempre entrou no Guiness Book: viveu 7 anos e 4 meses!…



Dentes

saudáveis devem ter um esmalte de coloração amarela ou laranja, devido à presença de compostos de ferro nos glóbulos vermelhos.

Cauda

da ratazana, que tanta impressão causa a muita gente, é na verdade um apêndice bastante inteligente!… Além de essencial na manutenção do equilíbrio, tem ainda função de termóstato: em ambientes quentes a cauda expele o excesso de calor, enquanto em ambientes frios o conserva, graças aos vasos sanguíneos que correm lateralmente ao longo da cauda, junto à superfície da pele.



Comportamentos

A ratazana é um animal social, que adora companhia e pode aprender imensos truques. É exactamente por estas características – sociabilidade e inteligência – que é tão utilizada em pesquisas de laboratório. Foi considerada pelo Discovery Channel como o décimo animal mais inteligente, por ser capaz de contornar desafios montados por cientistas brilhantes. É um animal com tamanha capacidade de adaptação que conquistou o mundo: apenas na Antárctica não há ratazanas!…

Uma ratazana não costuma ser agressiva, a não ser que tenha as suas razões. Pode estar doente, com dores, a proteger o seu território, companheiro ou ninhada, detectar o cheiro de comida ou de outros animais… Pode simplesmente estar nos seus genes (para evitar este tipo de predisposição genética não se deve procriar indivíduos agressivos). Pode ainda acontecer que uma ratazana não seja naturalmente propensa a morder, mas que por nunca ter sido devidamente manuseada, ou não ter sido manuseada de todo, crie esse hábito como defesa contra o “inimigo” humano, porque tudo o que nos é estranho é também assustador. Com muita paciência e carinho (e alguma experiência), a reabilitação é possível.


O modo como vai “mostrar amor” é algo único: pode ficar muito quieto no teu colo, ficar horas no teu ombro enquanto trabalhas, tentar limpar a tua pele como se fosse pêlo, seguir a tua mão para brincar…




Diferenças entre Machos e Fêmeas

Machos



Podem pesar entre 500 e 800 gr. Tornam-se mais molengões e preguiçosos com a idade. Podem marcar o território com pequenos pingos de urina ou ser agressivos para outros machos, mas a esterilização pode atenuar esses comportamentos.

Fêmeas



Podem pesar entre 300 e 500 gr. Continuam a ser sempre muito activas à medida que envelhecem. Também podem marcar o território com pequenos pingos de urina mas é menos provável.

TEXTO RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/o-fancy-rat/

Novamente o tema: Introduzir uma nova ratazana

As ratazanas adoram ter companhia, mas introduzir de repente uma nova ratazana na gaiola pode originar lutas entre os animais. Estes vão tentar decidir as posições hierárquicas no grupo: pode correr tudo bem, ou os resultados podem ser sangrentos ou mesmo a morte. O melhor é jogar pelo seguro e fazê-lo gradualmente. Deixa a nova ratazana sozinha numa gaiola, junto da gaiola da ratz a que a queres juntar, durante um ou dois dias. Depois podes deixá-las explorar as respectivas gaiolas, vazias. Isto vai fazer com que se habituem ao cheiro uma da outra. De seguida deixa que se conheçam num local neutro (onde a ratz residente não costuma estar), e se tudo correr bem, junta-as depois num local não neutro (onde a ratz residente costuma estar). Se vês que neste ponto as ratz se estão a dar bem, lava bem a gaiola onde vão viver e muda a disposição dos objectos (também lavados), para que se torne um local neutro para ambas as ratz.



RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/cuidados/

Aos Pares é Melhor

A ratazana é um animal social. Em estado selvagem, as ratazanas vivem em colónias, e um animal solitário sentir-se-à desajustado e deprimido. Manter uma ratazana sozinha pode causar neuroses e problemas de comportamento. Em vários países, as melhores lojas de animais recusam-se mesmo a vender apenas uma ratazana!… Se o objectivo não é fazer criação, pode sempre ter duas ou mais ratazanas do mesmo sexo. Duas ratazanas dão praticamente tanto trabalho como uma e é muito mais recompensador.Ter um companheiro da mesma espécie vai tornar o animal mais activo e feliz, tornando a interacção humana muito mais simples.



RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/cuidados/

Termo ''Fancy Rat''

E a origem do preconceito...

Fancy Rat, traduzido à letra, significa ratazana de fantasia, amistosa, desejável, pois deriva da expressão “to fancy”, agradar. No entanto, a própria palavra “ratazana” continua a arrastar consigo uma quantidade de preconceitos associados à propagação de pragas e pestes. Este preconceito terá como origem a associação entre a ratazana e a Peste Negra, que devastou a Europa no século XIV. Apenas em 1890 se compreendeu que esta peste não tinha a sua origem nas ratazanas em si, mas numa espécie de pulga parasita de vários rodeores.

A doença foi de facto progada da Ásia Central para a Europa pela Ratazana preta (Rattus rattus) que transportava o parasita, mas esta tornou-se extremamente rara no século XVIII, sendo substituída pela Ratazana castanha (Rattus norvegicus), menos propensa à transmissão da doença devido à sua genética diferente, quase imune, o que ajudou bastante a por um fim ao surto de pestes. A Ratazana preta ainda pode ser encontrada em certas zonas quentes, mas é menos comum e domesticada menos frequentemente.



A Origem do Fancy Rat
A domesticação da Ratazana castanha iniciou-se no século XIX, devido um desporto de apostas sangrento, o rat-baiting, em que cães Terrier deviam matar o máximo de ratazanas num tempo recorde. Alguns rat-catchers e desportistas começaram a manter e criar as ratazanas em vez de as apanhar. Quando começaram a cruzar as ratazanas de cores invulgares para produzir novas variedades e a vendê-las às senhoras da sociedade como animais de estimação, estabeleceu-se o conceito base de Fancy Rat.

Black Jack
Black Jack era o rat-catcher oficial da Rainha Vitória. Além de exterminar ratazanas também as apanhava para rat-baiting, comercializava-as para animal de estimação e criava-as segundo a sua coloração. Pensa-se que terá sido o fornecedor de personalidades como a própria Rainha Vitória e Beatrix Potter (com o seu Samuel Whiskers). Além de ratazanas, Black Jack ainda comercializava peixes e pássaros, sendo ainda um conceituado criador de cães, Black and Tan Terriers, também eles caçadores de ratazanas. O seu melhor exemplar seria um cão de nome Billy.



Assim, o Fancy Rat é a forma domesticada da Ratazana castanha, não tendo portanto nada a ver com a Ratazana preta. Ao ser domesticado, o Fancy Rat sofreu uma transformação física e, principalmente, comportamental. Já não é naturalmente propenso a doenças transmitíveis aos humanos, vive mais tempo do que as ratazanas selvagens e as suas recções enquanto animal social são diferentes. Podemos comparar estas diferenças às existentes entre um cão e um lobo.

RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/os-ratos-na-historia/