terça-feira, 12 de maio de 2009

Banho em Roedores (Dicas passo a passo)


Os roedores twisters não 'precisam' de banhos. Banho pode causar micoses na pele e ate pneumonia, pois estressa o animal, baixando sua resistência.....
.
Mas, muitas pessoas ainda assim dão banhos, pois na natureza, os ratos sao exímios nadadores, e possuem membranas interdigitais.
.
Saber secá-lo da melhor maneira possível com toalhas, evitando o secador (que possui um ruido muito alto) ou usa-lo na frequencia mais baixa, evitar molhar as orelhas e focinho.
.
O fato é: não é que não se deve dar banho, apenas não é necessário, pois assim como os gatos, eles se lambem e lambem uns aos outros.
Interessante é passar um pano úmido nos pêlos, lencinhos umidecidos de bebês.
.
Pós de Banho

Os 'pós de banho' que recomendam por ai tb podem causar alergias e problemas respiratorios! Ratos de laboratorio principalmente naum sao acostumados a 'rolar' no pó, portanto, nem adiantaria....ele usaria apenas para fazer suas necessidades ou ate dar uma experimentadinha. Os pós servem apenas para tirar a oleosidade que existe na pele e pêlos dos roedores....
.
.
'Ratos limpam as patinhas e passam na cara e nos bigodes. Ratos e camundongos gostam de estar sempre limpos. Como eles não têm chuveiro pra tomar um bom banho, eles se lambem, exatamente como fazem os gatos. Eles lambem as patinhas e passam pela cabeça e pela carinha. Llimpam atrás das orelhas com as patas e depois penteiam com as unhas, mantendo a pelagem sempre alinhada.'
'http://www.apasfa.org/futuro/rat1.html


Dicas Passo a Passo para dar banho em seu rato em casos extremos. (como diarreia, mal cheiro, ou baixar a temperatura do animal em dias muito quentes).

Deve-se tomar alguns cuidados quanto à temperatura da água, tendo em vista que são animais sensiveis, e possuem a temperatura corporal mais elevada que a nossa. Evitar oscilações como correntes de ar.

1. Prepare todo o material necessario, deixar ao alcance das mãos (toalha, shampoo, secador...)
Encha um lavatorio com agua morna (um pouco mais quente que a nossa temperatura corporal).

2. Os ratos nao devem submergir, por isso, cuidadosamente, molhe o pelo no animal, de modo q ele nao se assuste.

3. Nao deixe entrar agua nas Orelhas.

4.Espalhe todo o shampoo (de preferencia para roedores)

5. Deve-se tirar bem o shampoo, principalmente das patas e zonas mais sensiveis.

6. Muitos ratos gostam de banho, porem, existem casos que isso nao acontece, Evite o estresse desnecessario.

7. Secar bem o rato com uma toalha.

8. Se necessario, secar o rato com secador, na potencia baixa e temperatura baixa.

9. Voce pode optar em usar uma escova MUITO macia, para evitar 'magoar' a pele sensivel do rato.
10. Pronto. Um rato cheirosinho!!! (Frisando novamente que ratos NAO precisam ser banhados, eles se limpam sozinhos, a chance de desenvolver problema respiratorio eh grande).


Texto e Imagens: Joana Búzio para o Mundo dos Animais, 2008.

Nenhum comentário: