quinta-feira, 6 de maio de 2010



Classificação científica:
Reino Animal> Filo Chordata> Classe dos Mamíferos> Ordem Rodentia> Família dos Murídeos> Subfamília dos Roedores> Género Rattus> Espécie R. Norvegicus



Características

A ratazana doméstica tem o pêlo macio e em várias cores. O seu odor natural praticamente não se sente, e lava-se sozinha diariamente, como um gato. Se a gaiola tem mau cheiro, isso só significa que alguém se esqueceu de a limpar!… Enquanto animal crepuscular, é bastante activa durante a manhã e início da noite, mas habitua-se a estar acordada a outras horas, se for para receber atenção. A esperança média de vida de um Fancy Rat situa-se entre os 2 e 3 anos, 4 a 5 se for bem cuidado e tiver uma dieta equilibrada. O Fancy Rat mais velho de sempre entrou no Guiness Book: viveu 7 anos e 4 meses!…



Dentes

saudáveis devem ter um esmalte de coloração amarela ou laranja, devido à presença de compostos de ferro nos glóbulos vermelhos.

Cauda

da ratazana, que tanta impressão causa a muita gente, é na verdade um apêndice bastante inteligente!… Além de essencial na manutenção do equilíbrio, tem ainda função de termóstato: em ambientes quentes a cauda expele o excesso de calor, enquanto em ambientes frios o conserva, graças aos vasos sanguíneos que correm lateralmente ao longo da cauda, junto à superfície da pele.



Comportamentos

A ratazana é um animal social, que adora companhia e pode aprender imensos truques. É exactamente por estas características – sociabilidade e inteligência – que é tão utilizada em pesquisas de laboratório. Foi considerada pelo Discovery Channel como o décimo animal mais inteligente, por ser capaz de contornar desafios montados por cientistas brilhantes. É um animal com tamanha capacidade de adaptação que conquistou o mundo: apenas na Antárctica não há ratazanas!…

Uma ratazana não costuma ser agressiva, a não ser que tenha as suas razões. Pode estar doente, com dores, a proteger o seu território, companheiro ou ninhada, detectar o cheiro de comida ou de outros animais… Pode simplesmente estar nos seus genes (para evitar este tipo de predisposição genética não se deve procriar indivíduos agressivos). Pode ainda acontecer que uma ratazana não seja naturalmente propensa a morder, mas que por nunca ter sido devidamente manuseada, ou não ter sido manuseada de todo, crie esse hábito como defesa contra o “inimigo” humano, porque tudo o que nos é estranho é também assustador. Com muita paciência e carinho (e alguma experiência), a reabilitação é possível.


O modo como vai “mostrar amor” é algo único: pode ficar muito quieto no teu colo, ficar horas no teu ombro enquanto trabalhas, tentar limpar a tua pele como se fosse pêlo, seguir a tua mão para brincar…




Diferenças entre Machos e Fêmeas

Machos



Podem pesar entre 500 e 800 gr. Tornam-se mais molengões e preguiçosos com a idade. Podem marcar o território com pequenos pingos de urina ou ser agressivos para outros machos, mas a esterilização pode atenuar esses comportamentos.

Fêmeas



Podem pesar entre 300 e 500 gr. Continuam a ser sempre muito activas à medida que envelhecem. Também podem marcar o território com pequenos pingos de urina mas é menos provável.

TEXTO RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/o-fancy-rat/

2 comentários:

Mariana Flores disse...

Ok... Tudo bem que todas as informações publicadas na internet podem ser divulgadas, desde que citada a fonte. Mas ter um blog sobre ratazanas onde o que publica são apenas citações do MEU blog de ratazanas?... Sem me perguntar se me importava sequer? Não fica bem, pois não?

Peço-te que retires todo o conteúdo do meu blog. Sei que é legal ter aí, mas peço que tires. Tive o trabalho de o fazer, não foi para ser divulgado por outros.

Quanto às fotos que retiraste do meu blog, essas TÊM mesmo de ser retiradas, pois como deixo claro no blog, os autores deram-me autorização expressa para as publicar. A ti, deram?

Apaga lá tudo por favor. Podes não compreender, mas isto para mim é um grande, grande desgosto.

Mariana Flores disse...

Olá. Repito o que tinha dito antes. Sou a autora do texto citado e NÃO DEI AUTORIZAÇÃO para o seu uso! Retira texto e imagem, por favor.