quinta-feira, 6 de maio de 2010

Termo ''Fancy Rat''

E a origem do preconceito...

Fancy Rat, traduzido à letra, significa ratazana de fantasia, amistosa, desejável, pois deriva da expressão “to fancy”, agradar. No entanto, a própria palavra “ratazana” continua a arrastar consigo uma quantidade de preconceitos associados à propagação de pragas e pestes. Este preconceito terá como origem a associação entre a ratazana e a Peste Negra, que devastou a Europa no século XIV. Apenas em 1890 se compreendeu que esta peste não tinha a sua origem nas ratazanas em si, mas numa espécie de pulga parasita de vários rodeores.

A doença foi de facto progada da Ásia Central para a Europa pela Ratazana preta (Rattus rattus) que transportava o parasita, mas esta tornou-se extremamente rara no século XVIII, sendo substituída pela Ratazana castanha (Rattus norvegicus), menos propensa à transmissão da doença devido à sua genética diferente, quase imune, o que ajudou bastante a por um fim ao surto de pestes. A Ratazana preta ainda pode ser encontrada em certas zonas quentes, mas é menos comum e domesticada menos frequentemente.



A Origem do Fancy Rat
A domesticação da Ratazana castanha iniciou-se no século XIX, devido um desporto de apostas sangrento, o rat-baiting, em que cães Terrier deviam matar o máximo de ratazanas num tempo recorde. Alguns rat-catchers e desportistas começaram a manter e criar as ratazanas em vez de as apanhar. Quando começaram a cruzar as ratazanas de cores invulgares para produzir novas variedades e a vendê-las às senhoras da sociedade como animais de estimação, estabeleceu-se o conceito base de Fancy Rat.

Black Jack
Black Jack era o rat-catcher oficial da Rainha Vitória. Além de exterminar ratazanas também as apanhava para rat-baiting, comercializava-as para animal de estimação e criava-as segundo a sua coloração. Pensa-se que terá sido o fornecedor de personalidades como a própria Rainha Vitória e Beatrix Potter (com o seu Samuel Whiskers). Além de ratazanas, Black Jack ainda comercializava peixes e pássaros, sendo ainda um conceituado criador de cães, Black and Tan Terriers, também eles caçadores de ratazanas. O seu melhor exemplar seria um cão de nome Billy.



Assim, o Fancy Rat é a forma domesticada da Ratazana castanha, não tendo portanto nada a ver com a Ratazana preta. Ao ser domesticado, o Fancy Rat sofreu uma transformação física e, principalmente, comportamental. Já não é naturalmente propenso a doenças transmitíveis aos humanos, vive mais tempo do que as ratazanas selvagens e as suas recções enquanto animal social são diferentes. Podemos comparar estas diferenças às existentes entre um cão e um lobo.

RETIRADO DE: http://fancyratsportugal.wordpress.com/os-ratos-na-historia/

Um comentário:

moninha disse...

Adorei saber as origens dos fofos... realmente não há como não se apaixonar!