sexta-feira, 8 de agosto de 2008

ALIMENTAÇÃO


-A alimentação dos ratos twister deve ser ração peletizada própria para animais de laboratório (labina) por conter todos os nutrientes e vitaminas necessárias, porem, é difícil encontrar.
-Existe as rações extrusadas para hamsters e outros roedores que tambem podem ser utilizadas como base da sua alimentação, e barra de cereais para
aves também.
-São onívoros, ou seja, comem de tudo, mas nem todos os alimentos farão bem à sua saúde.
-Deve-se oferecer muitas frutas e legumes, frescos, cozidos ou secos, verduras de cor escura, tubérculos (raízes como batata e aipim) e leguminosas (feijões, exceto o preto, grão de bico, ervilhas) cozidos, e variadas sementes e grãos: ar
roz com casca, aveia, alpiste, semente de abóbora, painço, sorgo, linhaça, granola in natura, flocos de milho sem açucar, trigo, ervilha, etc.
-Evitar o milho em grão, cru, pois é comprovado que pode causar câncer nos animais.
-A semente de girassol, amendoim, castanhas e nozes podem ser dado
s, porém, em pouquíssimas quantidades, pois são oleaginosos, o que acarreta em um rápido ganho de peso e seu excesso pode comprometer o bom funcionamento do fígado.
-Pode-se também oferecer uma fonte de proteína animal, como ovo (de preferencia a clara, pois a gema contem muita gordura), carne de peixe, miúdos ou tutano de osso de frango, tudo sempre cozido, esporadicamente e em pequenas quantidades.
-As rações secas de cães ou gatos não devem ser usadas como 'base da alimentação', visto que foram formuladas para animais de hábitos carnívoros, contendo altos teores de gordura e proteína. Prefira ração de animais Junior.
-No entanto podem ser oferecidas esporadicamente também como fonte de proteína animal, principalmente para fêmeas amamentando.
-Nunca se deve oferecer alimentos açucarados ou frituras, alface, alfafa, chocolate, rabanete, espinafre, tomate, laranja (machos não podem), tubérculos e leguminosas crus, pepino ou carne.
-Açúcar gera cáries, e pode ser fatal.
-Algumas guloseimas podem ser dadas, com moderação, como biscoito
para cães, iogurte e outros derivados do leite, macarrão cru ou cozido, flocos de milho (sem açúcar) e de arroz, biscoito tipo “cracker”, castanhas e nozes, larvas de tenébrio ou grilos de criação, pão torrado.





FONTE:
www.asnossasratazanas.blogspot.com

Nenhum comentário: