sexta-feira, 8 de agosto de 2008

RATOS E CAMUNDONGOS


TIPOS DE RATOS E CAMUNDONGOS

Há ratos e camundongos de vários tamanhos e formas diferentes. Considerando que a maioria dos ratos são encontrados na Ásia e na África, como eles chegaram aqui? Bem, dois tipos de ratos ñ o preto e o marrom - se espalharam pelo mundo se escondendo em navios. Ratos Pretos - São ratos que vivem em árvores, originários da Indonésia. Eles crescem até atingirem de 35 a 40 cm do nariz até a ponta do rabo e
têm focinhos bem pontudos. Eles são especialistas em escalar lugares altos e costumam fazer seus ninhos em árvores ou edifícios. Eles são omnívoros , o que significa que comem qualquer tipo de planta ou animais.Marrons ou Ratos Noruegueses - Esses vivem no nível da terra, originários da Ásia central. São maiores que os ratos pretos e têm seus rabos mais curtos que o corpo. Podem crescer até quase 50 cm (tamanho total, incluindo o rabo). Os ratos marrons fazem sua casa na terra e também são omnívoros. Alguns tipos têm sido domesticados assim como os ratos brancos. Todos os ratos brancos que são usados em experimentos médicos são descendentes dos ratos pretos e dos marrons.



CAMUNDONGOS Camundongo do Campo- É originário da Ásia. Esse pequeno ratinho vive perto de riachos, florestas e jardins e come sementes, raízes e plantas. Medem entre 10 e 12 cm (sem contar o rabo). A pelagem é marrom avermelhado e eles fazem suas casas sob a terra.Camundongo de Colheita- Medem de 5 a 7 cm e são os menores roedores do mundo! Fazem seus ninhos em lugares onde cresce grama alta. Eles usam folhinhas pra tecer o ninho, que são em formato de bolas. São excelentes escaladores e usam caules de plantas pra alcançar seus ninhos. Esse tipo de ratinho come plantas verdes, brotos, mas o que preferem são as sementes. Camundongo de Pata Branca- Medem de 15 a 20 cm (sem incluir o tamanho do rabo). Têm orelhas grandes em relação ao corpo. Vivem em quase todos os lugares e fazem seus ninhos em árvores, troncos de madeira e tocas abandonadas. Comem frutas, insetos, sementes e folhas.

O MUNDO DOS RATOS E CAMUNDONGOS
Ratos e camundongos vivem em certos hábitats ou em partes específicas do meio ambiente. Como
você já sabe alguns desses nossos amiguinhos vivem no deserto e outros em montanhas. Seja onde for que eles vivam, eles cumprem um papel importante para o equilíbrio do meio ambiente. Assim como nós vivemos em comunidade onde cada um tem uma função, esses animais fazem parte de comunidades onde participam outros grupos de animais e plantas, formando um sistema de intedependência e equilíbrio. Esses animais são significativos para suas comunidades por várias razões. Uma delas é que eles têm um trabalho a cumprir para manter o equilíbrio do meio ambiente. Cada um no ecossistema (uma comunidade e a área que a comunidade ocupa) tem uma função. Os camundongos das colheitas espalham sementes ajudando as plantas a se reproduzirem. Nos ecossistemas geralmente eles desempenham mais de um papel -são parte, também, da cadeia alimentar . A cadeia alimentar é a sequencia de plantas e animais, cada um servindo como elo para preservar o equilíbrio do nosso Planeta . Por exemplo: a planta cresce, o rato come algumas semente da planta , espalha as que não comeu para que a planta continue a se reproduzir e depois ele é comido pela raposa. Essa cadeia de acontecimentos ajuda a manter o equilíbrio natural entre animais e plantas na Natureza. Cada criatura se utiliza apenas daquilo que necessita.

Os ratos e camundongos que saíram de seus hábitats, deslocando-se para as grandes cidades, fazem parte de uma cadeia alimetar diferente. Eles se alimentam dos restos de comida dos humanos que vão para o lixo, em vez de sementes ou de plantas. Muitas pessoas não entendem ratos e camundongos que vivem nas cidades. Alguns acham que já que eles não estão servindo de comida para outros animais, devem ser exterminados através de venenos e pesticidas, que ao contrário do que se pensa, não prejudicam apenas a esses animais, mas também poluem o ar e água das cidades. Venenos podem matar também outros animais como passarinhos, cães e gatos que comerem esses venenos, ou que comerem um rato envenenado. Esses venenos e pesticidas para ratos e camundongos causam extrema dor e sofrimento nesses animais. Você pode ajudá-los lendo nossas considerações até o final e aprendendo que estejam esses animais nas cidades ou nos campos, eles sempre podem ajudar a equilibrar o meio ambiente.Conte a seus amigos o que você aprendeu até agora sobre esses fantásticos animais!

Os camundongos necessitam de pouca água. As ratazanas e ratos-de-telhado precisam de um bom suprimento de água, principalmente quando consomem muito alimento seco (cereais, grãos, farelos).

*Diferentes dos camundongos, os ratos brigam menos, podem ser mantidos em grupos do mesmo sexo.


Nenhum comentário: