domingo, 10 de agosto de 2008

Ratos ''Silvestres''

Família Cricetidae

Os cricetideos são roedores presentes em quase todas as partes do planeta, ocupando uma grande diversidade de habitats terrestres. Externamente, são muito semelhantes aos ratos do grupo dos murídeos. Os membros dessa família podem ser gragários, viver em casais ou ainda solitários. Os costumes nômades de algumas espécies podem ter, como explicação, a alta capacidade reprodutiva, quanfo existe alimentação farta e disponibilidade de espaço físico. Assim, as comunidades aumentam em número de indivíduos, até que o espaço vital torna-se escasso e eles são obrigados a procurar outros locais, mais favoráveis. Alguns cricetídeos podem procriar durante todo o ano, nas regiões quentes do mundo, às vezes causando um aumentode população tal, que ocasiona uma mortandade ou a saída de indivíduos da comunidade. São mamíferos capazes de transmitir vários tipos de doenças contagiosas ao homem. No estado do Rio Grande do Sul existem registros de ocorrencia de cerca de 20 espécies de cricetideos. Eis a seguir algumas delas.

Rato-de-Chão(Akodon Azarae)
É um rato de cor geral cinza, pontilhado de amarelo por cima do corpo e branco por baixo. A cabeça é grande e possui orelhas proeminentes e arredondadas. A cauda é curta e fina. Pode ser encontrado em vários tipos de ambientes com vegetação baixa, onde as gramíneas perfazem a maioria das plantas que cobrem o solo. É frequente encontrá-lo também as margens de lavouras de arroz, onde convivem com outras espécies de roedores. Em estômagos de animais coletados foram encontrados, na maior parte, restos de insetos de diferentes ordens, minhocas e em pequenas porcentagens, material de origem vegetal.


Rato-de-Junco(Holochilus brasiliensis)
É um roedor maior que o rato-comum-das-casas, de cor geral avermelhadas na região superior e cinza ventralmente. O pelame é formado por unidades longas e macias e recobrem todo o animal. A cabeça é pequena em relação ao corpo, as orelhas são curtas e arredondadas, dentes incisivos fortes e amarelados. O focinho é curto e obtuso. A cauda é longa e apresenta pêlos. Os pés, grandes, possuem pequena membrana interdigital. Possuem vida semi-aquática, sendo comumente encontrados nos banhados naturais cm juncos ou em habitats úmidos alterados. São ativos à noite, quando é possível observá-los com auxílio de uma lanterna, comendo sobre a vegetação flutuante. Constroem ninhos de capins, em hastes de junco ou outros vegetais, a cerca de 50 cm da superfície da água. Alimentam-se de partes de vegetais aquáticos, sementes silvestres e cultivadas. Também comem animais invertebrados, mas em pequena porcentagem. A fêmea pode ter até seis filhotes por cria. Nas lavouras de aroz, em certas localidades do estado, esta especie tem sido observada, junto com outros roedores, vivendo no arrozal.
Rato-d´água (Nectomys squamipes)
A coloração geral é marron escura, sendo inferiormente mais clara. A cauda escamosa é mais longa do que o comprimento formado pelo corpo e cabeça. A pelagem é bem espessa e macia. Os membros anteriores são mais curtos do que os posteriores que apresentam nos pés de uma membrana interdigital. O rato-d´água, como o nome indica, é encontrado normalmente em matas ou capoeiras sempre próximos a água, como córregos, arroios e banheiros, onde nada com bastante agilidade. Constrói ninhos no chão, junto a lugares com vegetação densa.
Camundongo-do-mato(Oligoryzomys flavescens)
O camundongo-do-mato tem cor marron-amarelada nas partes superiores do corpo sendo inferiormente amarelo claro. A cauda é longa, mais comprida do que o corpo e a cabeçajuntos, constituindo um caráter importante. Vive em capinzais, geralmente nas proximidades de banhados, lagos, rios ou outros lugares próximos a água. Alimenta-se em maior parte de vegetais verdes, provavelmente de talos de capins. Pode ser encontrado com frequencia nas lavouras de arroz, onde parece tirar proveito das condições ambientais artificiais criadas nesse tipo de cultura. Em restevas de arroz e milho, tem sido observado embaixo de restos de palhas, troncos ou rochas. Pode trepar em arbustos, com facilidade; no chão, quando está fugindo, corre aos saltos. Estudos de bolos regurgitacionias da coruja-das-igrejas (Tyto alba) revelam que ela preda este camundongo com frequencia.
Ratinho-do-mato(Oligoryzomys nigripes)
Trata-se de um pequeno roedor, de tamanho aproximado ao do camundongo comum. A cor geral na região dorsal de marrom acinzentada à ferrugem nos lados do corpo. É cinza esbranquiçado ventralmente. A cauda é longa e fina e as orelhas arredondadas dão-lhe um aspecto simpatico. As espécies de ratos do gênero Oryzomys são comuns nas capoeiras e bordas de mata, próximos à água principalmente porque neste tipo de habitat encontram alimento disponível em abundância. Vivem no chão, onde constroem ninhos de folhas secas e capins, sempre em lugares com vegetação fechada.
Rato-do-banhado(Scapteromys tumidus)
É um rato de margem de banhados, de coloração geral acinzentada nas partes superiores do corpo e branca inferiormente, mais amarelada nos lados do que no dorso. As orelhas são cobertas com pelos curtos e densos. A cauda é longa. Vive em banhados onde predominam caraguatás e capins alto. Anda no chão, normalmente em lugares encharcados, podendo ser considerado como de vida semi-aquática. No mesmo local onde mora, podem ser encontrados o rato-de-chão e a preá. segue trilhas de preás, vegetação mais fechada. Na procura de alimento escava o chão, mas parece não construir tocas. Alimenta-se principalmente de insetos. No exame de conteúdos estomacais foram encontrados principalmente cascudos (coleópteros) e outros insetos como formigas, grilos, gafanhotos, borboletas, moscas e cupins. Com menor frequencia também foram encontrados minhocas, sanguessuga e vegetais. Parece ser de atividade crepuscular, mas quando concentrado em grandes comunidades também é ativo à noite e durante o dia. Supõe-se que, neste caso, as necessidades alimentícias os obrigam a ter um maior período de atividades. A fêmea tem quatro pares de mamas, e é dito que pare de três a cinco filhotes, oque é pouco em relação ao número de tetas. Pouco é conhecido sobre a distribuição geográfica deste rato no estado (RS), mas presume-se que ocorre principalmente na parte sul.



http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/ratos.html

Nenhum comentário: