sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dentes dos Ratos. Crescimento contínuo.


A característica principal do grupo dos roedores é exatamente o crescimento contínuo dos dentes, desgastados na medida em que o animal os utiliza.

Os ratos comuns possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos, essenciais para sua sobrevivência.

Não possuem caninos, mas têm molares que ajudam na trituração do alimento.

Não só o rato, mas o camundongo, a capivara, o esquilo, a marmota e outros roedores possuem dentes reforçados por esmalte e dentina, um tecido diferenciado e resistente que garante o crescimento do osso.

Essa propriedade dos ratos é uma qualidade adaptativa, adquirida durante o processo evolutivo. Ela pode ser usada para diferentes funções, como cortar, fatiar, cavar, raspar, ferir, alavancar objetos ou como um delicado par de pinças.

E não são só os dentes dos ratos que não param de crescer.

Segundo a bióloga Louise Emmons, do Instituto Smithsonian, por causa da capacidade de sobrevivência e a facilidade de reprodução, mais da metade das espécies de mamíferos são roedores e há ainda muitas a serem descobertas.

Portanto, lembre-se de sempre dar algum alimento ou 'brinquedo' duro para q ele possa roer e desgastar os incisivos.Exemplos:Ração - labinaSementesMacarrao CruVaretas de madeira para roer (menos madeira de pinus, contem gases toxicos aos roedores).

* Dentes dos roedores crescem aproximadamente 3 mm por semana.

Nenhum comentário: