sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Brinquedinhos fáceis de fazer!!!


Os ratos, por natureza, são animais curiosos e brincalhões. Muitas vezes, quando confinados a uma gaiola, por maior que seja, podem ficar entediados. Então, aqui vão sugestões de brinquedos, fáceis e baratos de se construir... Seria legal dividirmos idéias, então, postem dando dicas de outros brinquedos.











* rolos de papel higiênico - aquele rolo de papelão que vem no interior do rolo de papel higiênico ou de papel toalha (que é ainda mais grosso)

* "caixa surpresa" - em uma caixinha pequena (como as de clips), com um lápis, se faz um furo em um dos lados. Com um pedaço de barbante, damos um nó em uma das extremidade. Passamos o barbante pelo buraco da caixa (deixando o nó do lado de dentro dela). Abrimos a caixa e colocamos guloseimas, como sementes, castanhas e uvas passas. Amarramos a extremidade livre o barbante em algum lugar alto da gaiola - pode ser no teto - de tal forma a dificultar o acesso até ela. Pronto! Assim que ele sentir o cheiro das guloseimas, vai ficar entretido por um bom tempo roendo tentando abrir...

* rolos de supermercado - sabe aqueles rolos de saco plástico que tem no supermercado, na seção de legumes e frutas? Então, peça ao supermercado que lhe dê os que já foram usados e não tem mais sacolinhas. Como é muito grosso, é ótimo para desgastarem os dentes. Dependendo do diâmetro do rolo que você conseguir (se for grande e couber um rato dentro), você pode colocar inclinado, conectando andares diferentes da gaiola, eles adoram usar isso ao invés da escada tradicional.


* pescando bananas - esse eu vi em um site: você pica algumas rodelas de banana ou pega algumas ervilhas e coloca em uma pequena bacia/tapoer. Eles se divertem "pescando" os itens. (Esse é bom fazer em um dia que esteja calor).

* tocas - retire a tampa de uma caixa de papelão (o tamanho da caixa vai depender do tamanho da gaiola). Recorte alguns quadrados nas suas laterais, (grandes suficientes para que o rato consiga passar). Coloque de cabeça para baixo (com a abertura virada para baixo) dentro da gaiola.

* balão de papel machê - esse também vi em um site, dá um pouco mais de trabalho, mas é bem legal: Encha um balão/bexiga de aniversário. Rasgue tiras de papel toalha ou papel higiênico e molhe. Coloque essas tiras molhadas em cima do balão, de modo a cobrir o balão todo, mas deixando uma pequena entrada. Coloque camadas suficientes para que fique grosso e dê sustentação. Deixe secar e fure o balão. Retire todo o plástico do balão, deixando apenas a estrutura de papel e pendure com a abertura para cima.

* caixa de lenços de papel - simples: quando sua caixa de lenço de papel estiver vazia, ao invés de jogar fora, coloque na gaiola.

* cavando na grama - coloque em uma vasilha, um pouco de terra com grama. Eles vão se sujar um bocado, mas vão adorar cavar!

* escondendo a comida - na natureza, eles passam boa parte do tempo procurando alimento. Em casa, como a comida está sempre no mesmo lugar e sempre disponível, eles acabam não forrageando. Uma solução simples é esconder a comida algumas vezes. Coloque alguns itens alimentares não habituais (como guloseimas ou verduras - para poder ser mais freqüente) enterrados na forração, escondidos atrás de algum objeto, no teto da casinha, etc. (Só não pode ser comida úmida).


* tubos de PVC - é fácil de encontrar para vender... tem em qualquer casa de material para construção, é só procurar um com diâmetro suficiente para o rato passar. Você pode comprar também aqueles conectores e emendar os tubos de diversas formas. Para melhor ventilação, faça alguns furos com uma furadeira.

* "Picolé"de frutas - esse é para o verão: corte as frutas, separe em pequenas porções e congele.






































Creditos a Mariana Nagy.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei as dicas de brinquedos. Eu invento vários aqui, por exemplo:
Colocar alguns gravetos, eles ficam horas destruindo eles.
Parabéns pelo site.

Unknown disse...

Adoreeeeeeeeeei!