quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Diferenças entre Lagomorfos(coelhos...) e Roedores(ratos...)

Os roedores e lagomorfos apresentam muitas características semelhantes, a ponto de, até pouco tempo, serem englobados numa mesma ordem. No entanto, certos detalhes de sua dentição fizeram com que fossem separados em duas ordens. Os lagomorfos incluem coelhos e lebres, e os roedores constituem um grupo muito diversificado que alcançou elevado grau de evolução, com espécies como o rato comum, o hamster, os esquilos, o gerbo, a chinchila, a cobaia e a capivara. Esta última, sul-americana, é o maior dos roedores.

Entre as principais características dos roedores, sobressaem:

(1) a presença de um par de incisivos superiores e um par inferior, de crescimento contínuo, recobertos de esmalte branco, amarelo ou vermelho, apenas na face externa, de maneira que o desgaste constante mantém um bordo cortante em bisel;

(2) ausência de caninos e os molares reduzidos a um máximo de cinco na maxila e quatro na mandíbula, de cada lado;

(3) e a modificação da fossa glenóide, onde se articula a mandíbula, de maneira a permitir seu movimento livre para a frente, para trás e para os lados. Os incisivos são utilizados pelos animais para roer as matérias vegetais, de cascas de árvores a sementes, das quais a maioria deles se alimenta.

A disposição das cristas de esmalte e das ilhas de cimento na coroa dos molares é típica de cada espécie, o que permite aos especialistas reconhecê-la com segurança. É a dentição que basicamente diferencia os roedores dos animais de outra ordem com características semelhantes, a dos lagomorfos, formada por coelhos, lebres e tapitis, que já estiveram incluídos na ordem dos roedores por terem incisivos semelhantes e por também não disporem de caninos. Os lagomorfos apresentam um segundo par de incisivos reduzidos por trás dos incisivos superiores anteriores


Lagomorfos: a ordem dos lagomorfos é parecida com a dos roedores; as diferenças são que estes têm quatro dentes incisivos no maxilar superior e dois na mandíbula. O escroto do macho está em frente do penis e este não tem ossos como nos roedores. Exemplo:Os coelhos e lebres.

Roedores: estes mamíferos apresentam 2 pares de dentes incisivos que crescem continuamente. Para que isso não dificulte sua sobrevivência, estes animais roem com grande freqüência para poderem desgastá-los. Não apresentam dentes caninos. Exemplo: A capivara, castor, rato, esquilo, etc.

Fontes para maiores informações:

Um comentário:

Hugo Soares disse...

a minha trouxe pra mim a cobaia de teoria comportamental dela, eh um wistar. ele nao aplicaram nenhum medicamento nele, ele tem espirrando muito, mas sem secreção ou olhos opacos,... devo procurar um veterinário????ou isso podem ser cheiros forte ????
ah e te pesso mais uma dica, minha eh nervosa, e rato nao ficou manso, aprendeu a morder qndo sente cheiro de qq mao, como posso amansa-lo ????