quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Rato preto ou rato de telhado

O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de ratazana, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro.
O rato-preto surgiu no Sudeste da Ásia, e depois passou a ser encontrado na Europa por volta do século VIII, na África no século XVI e na América do Norte no século XVII. Na América do Sul, chegou junto com as expedições dos primeiros exploradores, tendo seu primeiro registro em 1544, no Peru.

Seu refúgio em barcos e também a urbanização de seu habitat, eliminando os possíveis predadores de sua espécie, são alguns dos fatores que têm contribuído para sua proliferação, tornando-os verdadeiros comensais humanos.

O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar.

Sua gestação é de 21 dias, e a fêmea fica grávida novamente no mesmo dia que nasce a primeira ninhada.

Os filhotes que nascem são desmamados após três semanas, e sua maturidade sexual, fase em que já atingiu todo seu desenvolvimento, é observada aos três meses de idade.

Em áreas urbanas este rato possui hábitos noturnos.

Mede cerca de 40 cm, possuindo cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelhas longas quase sem pêlos e pés sem membranas interdigitais.

É ágil e exímio trepador, tem tamanho moderado e uma extraordinária capacidade de subir em estruturas, árvores, canos e geralmente habitam em locais altos, podendo, no entanto, ser encontrado junto ao solo.

Vivem em pequenos grupos, só criando colônias se estirem condições especiaistais como lixões, criações de animais.

Vive no interior de residências ouestabelecimentos comerciais.

Também é onívoro; preferindo frutos, nozes,cereais em grãos e vegetais.


Um comentário:

moninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.