sexta-feira, 8 de agosto de 2008

REPRODUÇÃO


-Um twister é sexualmente maduro com 60 dias de vida, porém, a idade ideal de procriá-los é entre os 4 – 10 meses de idade.
-As fêmeas entram no cio a cada 4 ou 5 dias, e podem gerar de 8 a 12 ninhadas por ano. No entanto, recomenda-se estabelecer um descanso entre as ninhadas, de um mês no mínimo.
-A atividade reprodutiva das fêmeas cessa quando estão com 1 ano e alguns meses de idade, enquanto um macho é fértil durante toda a vida.
-Assim que a fêmea dá a luz, entra novamente no cio, sendo coberta novamente pelo macho, e quando a primeira ninhada estiver desmamando, nascerá uma outra, pois são animais prolíferos. Além disso, ninhadas sucessivas estressam e envelhecem mais rapidamente as fêmeas.
-O ideal é que cada matriz tenha 4-5 ninhadas durante toda a sua vida.
-Fêmeas criadas num mesmo ambiente também podem permanecer juntas nesse período, pois se revezam nos cuidados das ninhadas, inclusive as que não estão com filhotes, que fazem o serviço de ‘babás’.
-Deve-se oferecer bastante material (papel higiênico sem odor/papel toalha) para a elaboração do ninho.
-É importante reforçar a alimentação da mãe, principalmente com alimentos com um maior teor proteína e gordura, desde a prenhez até o desmame.
-A gestação pode durar de 21 a 25 dias e nascem em média 12 filhotes.
- Estes ao nascer são pelados, cegos e surdos.

-Nesse período não se pode toca-los ou perturbar a mãe, do contrário esta pode devorar ou abandonar a prole.
-Com uma semana de vida, já surgem os pêlos; aos 14 – 18 dias de vida os olhos se abrem.
-A gaiola/terrário só poderá ser limpa(o) novamente quando os filhotes estiverem com os pêlos completamente crescidos, lá pelo final da 2ª semana (nesse período já é possível manuseá-los).
-Os filhotes dependem dos cuidados maternais até a sexta semana, mas já podem ser desmamados quando já estiverem ingerindo alimentos sólidos (3ª semana de vida).
-A separação de filhotes machos e fêmeas deve ocorrer na sexta semana de vida e a diferenciação dos sexos se pode ser notada pela distância da genitália ao ânus: nas fêmeas essa distância é bem menor. Além disso, somente elas apresentam tetas.


- Uma dica: caso sua ratinha esteja 'gravida', reforce a alimentação dela com ração de cachorro Junior, que contem bastante porteína. (Há quem diga que quando há bastante proteina no organismo, o risco de canibalismo diminui).

Um comentário:

Justin Bieber disse...

tenho 11 anos e quero um twister dumbo e siames vc pode me ajudar ??
ps:peo que sei tenho que achar um biologo para me ajudar a importar o siames,mais o dumbo posso achar aqui no brasil.